Do lixo para o guarda-roupa. Centenas de garrafas plásticas que poderiam levar até 600 anos para se decompor no meio ambiente tiveram um destino inteligente e ecológico na empresa Quinto Energy, que atua no setor de energias renováveis e hidrogênio verde.
A companhia resolveu produzir os uniformes de todos os seus colaboradores e prestadores de serviços a partir da reciclagem de garrafas pet. A iniciativa da empresa é uma reafirmação do seu compromisso com a agenda ESG e os princípios do Pacto Global das Nações Unidas, que a Quinto é membro.
Nesta primeira remessa foram produzidas cerca de 400 camisas ecológicas, que vão renovar as vestimentas da equipe no dia-a-dia, mas principalmente contribuir com a preservação do ecossistema.
O tecido das blusas ecoline são fabricados a partir do processamento de garrafas plásticas que são recolhidas por catadores e cooperativas e encaminhadas para a fabricação têxtil. Os fios de pet usados na tecelagem são usados em conjunto com o algodão e formam um tecido confortável, resistente e de longa durabilidade.
E na entrega dos novos uniformes, a empresa iniciou o recolhimento das roupas antigas para enviá-las à um novo processo de reutilização. A Quinto encaminhará para a empresa Polo Salvador as camisas usadas, que serão retalhadas e enviadas para a Creche Fonte de Luz, que as utilizam como matéria prima para a produção de estopas industrias, as quais são vendidas para empresas do polo petroquímico, uma das fontes de renda para a instituição filantrópica. A própria creche comercializa as estopas e todo valor arrecadado é para a manutenção de 70 crianças e adolescentes da instituição.